Como fazer lavagem nasal no bebê
- drarenatamarli
- 21 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Existem inúmeros benefícios na lavagem nasal diária com soro fisiológico seja no tratamento como na prevenção de doenças. Muitas famílias têm receios quanto a realizar a lavagem nasal em bebês, preocupando-se que eles engasguem ou afoguem com o soro. Porém se feito com a técnica correta é um procedimento seguro.
Vamos hoje falar sobre os principais erros na lavagem nasal.
1- Volume
Um dos maiores erros é iniciar a lavagem nasal com grandes volumes. Inicie com pequenos volumes até criar prática e então aumente aos poucos conforme se sentir mais confiante com o procedimento.
2-Pressão
A lavagem nasal eficiente acontece quando você consegue mobilizar a secreção nasal, para isso é necessária uma certa pressão. Alguns dispositivos podem ser usados no procedimento como sprays, seringas e garrafinhas próprias para lavagem nasal (dispositivos de alto volume). Veja com qual você se adapta melhor para obter uma lavagem efetiva. Atenção: uma boa lavagem nasal não vem com uma alta pressão, isso pode causar dor, normalmente é uma pressão baixa a média mas que consegue mobilizar secreção.
3-Não usar soro fisiológico
A lavagem nasal não deve ser feita com outro produto que não o soro fisiológico a não ser com recomendação médica. O soro fisiológico caseiro pode ser utilizado.
4-Direção
Você não deve apontar o dispositivo na direção do septo nasal, mas para o fundo do nariz, em direção a parte de trás da cabeça.
5- Posicionamento
A cabeça do bebê deve estar inclinada para a frente.
6- Temperatura
O soro não deve estar gelado, manter em temperatura ambiente ou morno.
E ai, você cometia algum desses erros?
Dra. Renata Marli Gonçalves Pires
CRM 190743/ RQE 91469
Nada substitui uma consulta médica, faça sempre acompanhamento regular com o Pediatra!
Comments