Essa tosse que não melhora
- drarenatamarli
- 5 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Nessa época do ano não tem como. É tosse pra lá e pra cá, pergunte em uma sala de creche quem não tossiu naquele mês. Silêncio em resposta.
Olha esse cenário:
A criança já estava melhorando daquela tosse que durou uma semana. Quando de repente: febre de novo! mais tosse! mais catarro! não quer comer!
Você já está desesperado arrancando os cabelos, tudo melhorou mas já são 2 semanas seguidas de tosse que não melhora! Já usou tudo quanto é xarope, recomendado pelos médicos ( já foi no Pronto-socorro duas vezes a essa altura), recomendado pela vizinha, pela vó, pela prima da cabelereira. Já fez de tudo! Mas a criança lá tossindo, é colocar a cabeça no travesseiro de noite e começa a tossir tudo de novo...

Alguém ai se identificou?
Existem muitos estudos sobre tratamento da tosse, mas uma coisa é certa.. com ou sem tratamento tosses de causa viral vão passar sozinhas!
A maioria delas é viral, a criança vai ter de 10 a 12 infecções virais por ano com duração da tosse de até 3 semanas.
É aquela coisa, com xarope vai durar 7 dias e sem xarope uma semana...
Tosse é chata, tosse incomoda, tosse atrapalha sono...mas não acredite em cura mágica!
Existe um excesso de uso de medicações desnecessárias, temos que evitar isso ao máximo. Muitos efeitos colaterais para poucos ou nenhum benefícios.
Capriche na inalação e lavagem nasal com soro fisiológico e no uso de xaropes naturais com mel ( para aqueles acima de 1 ano de idade) para aliviar o desconforto. Mas lembre-se: tosse, no fim das contas, é um mecanismo de proteção do organismo!
Quando ela estiver persistente (mais de 3 semanas) vale uma avaliação com seu pediatra de rotina para avaliar causas de tosse crônica: rinite alérgica, asma, refluxo...
Me conte, o que você já usou para tratar tosse?
Dra. Renata Marli Gonçalves Pires
CRM 190743/ RQE 914691
Nada substitui uma consulta médica, faça sempre acompanhamento regular com o Pediatra!
Comentários